Descubra quem foi Gilles de Rais: conhecido como o ‘barão comedor de criancinhas’
Publicado em 24/09/2023

Canal de Ciências Criminais

Imagem: stravaganza

Quase seis séculos depois, a sinistra história do barão francês Gilles de Rais ainda causa temor e fascínio. Este nobre Bretão, que se tornou famoso por suas vitórias militares durante a Guerra dos Cem Anos, tem um lado obscuro que às vezes é ignorado em face de suas conquistas militares: ele era um assassino de crianças e canibal.
Em 1432, na pequena aldeia de Machecoul, na Bretanha, os moradores viviam aterrorizados. Crianças desapareciam misteriosamente e muitos suspeitavam do próprio barão Gilles de Rais, apesar de ser considerado um herói nacional pela população. A desconfiança crescia à medida que o barão se isolava cada vez mais em seu castelo após a trágica morte de sua aliada e amiga, a proeminente santa e heroína nacional Joana D’Arc.
O que acontecia no castelo de Gilles de Rais?
Logo se revelou que os temores dos céticos sobre Gilles de Rais eram verdadeiros. Atraídas por promessas de presentes, as crianças eram levadas ao castelo do barão onde eram submetidas a uma série de horrores. Após serem alimentados com um jantar farto, eram levados para uma sala secreta, onde sofriam abusos sexuais e eram brutalmente assassinados. Seus corpos eram então esquartejados, e as partes consumidas por Gilles de Rais e seus confidentes, numa horripilante refeição de natureza canibal.

O silêncio foi quebrado?
Apesar das dezenas de mortes, por muito tempo a reputação nobre do barão sufocou qualquer acusação contra ele. No entanto, após um conflito com o clero francês em 1440, a macabra verdade foi revelada. Quando foi convocado para responder ao sequestro de um padre, a questão do desaparecimento das crianças foi levantada. Mesmo após ser condenado à tortura, Gilles de Rais acabou confessando voluntariamente suas atrocidades. Ele e alguns de seus comparsas foram enforcados e queimados, enquanto outros conseguiram escapar.
Houve um legado nos contos populares?
O sinistro legado de Gilles de Rais perdura até hoje. Ele é frequentemente associado à figura do Barba-Azul, o famoso personagem dos contos de Perrault que matava suas esposas. Além disso, na era moderna, a história desse barão assassino e canibal continua a ser explorada na cultura pop, como nos videogames da série Castlevania. Não há dúvida de que, mesmo após séculos, a história sombria de Gilles de Rais continua a aterrorizar e fascinar as pessoas ao redor do mundo.